quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Constelação de Aquário




Constelação de aquário


A lenda de Aquário está relacionada com o aguadeiro Ganimedes, filho do rei Trós e da rainha Calírroe. Conta-se que era um jovem pastor muito educado, gentil e tão belo que os próprios deuses o admiravam. Assim, foi-lhe dada ambrósia, o néctar dos deuses, de forma a torná-lo imortal.
Um dia, enquanto guardava o rebanho e brincava com o seu cão, Argos, Ganimedes foi raptado pela Águia, uma águia gigante de Zeus, que o levou para o templo dos deuses, onde se tornaria aguadeiro favorito de todos os deuses. A sensibilidade de Ganimedes ficou bem patente quando este pediu a Zeus que o deixasse ajudar as pessoas da Terra, durante um passeio com a Águia. Zeus, que não era habitualmente muito generoso, aceitou o pedido de Ganimedes. Este apercebeu-se que enviar uma grande quantidade de água para a Terra ao mesmo tempo poderia tornar-se perigoso, pelo que decidiu enviá-la sob a forma de chuva. Daí que o jovem pastor é conhecido actualmente como o deus da chuva.
Mas o rei Trós, seu pai, sentia cada vez mais saudades de Ganimedes, e nem mesmo todos os valiosos presentes enviados por Zeus resfriavam essa saudade. Assim, Zeus colocou Ganimedes no céu para que o seu pai o pudesse ver todas as noites.
Astrologia
Aquário é o décimo primeiro signo do Zodíaco, situando-se entre Capricórnio e Peixes. Nas Astrologia forma com Gemeos e Balança a triplicidade dos signos do Ar. É também um dos quatro signos fixos, juntamente com Touro, Leão e Escorpião. Com pequenas variações nas datas, dependendo do ano, as pessoas deste signo nascem entre 21 de Janeiro e 19 de Fevereiro.
Astronomia
Actualmente e devido ao fenómeno de precessão - a inclinação do eixo de rotação da Terra varia ao longo de um ciclo de 26.000 anos - o Sol entra nas fronteiras da constelação de Aquário a 16 de Fevereiro, deixando-a a 11 de Março. Os melhores meses para a sua observação são Agosto e Setembro.
A região do céu em que Aquário se encontra é conhecida como o Mar ou a Água, devido à proximidade de constelações como a Baleia, os Peixes e o rio Eridanus (Erídano). É uma das maiores constelações do céu mas não possui estrelas muito brilhantes. A nebulosa da Hélice é a nebulosa planetária mais próxima da Terra.

as principais estrelas de aquário 
sadalsuud , o ombro esquerdo do aguadeiro é uma estrela da natureza de Saturno e mercurio de magnitude 3 encontra-se entro o grau 23 e 24 de aquário
Sadalmelek, o ombro direito do aguadeiro, é uma estrela da natureza de Saturno e mercurio
Skat, a perna esquerda do aguadeiro é uma estrela da natureza de mercurio e Saturno de magnitude 3 e encontra-se actualmente entre os graus 8 e 9 de peixes




Sem comentários:

Enviar um comentário