terça-feira, 14 de março de 2017

Os doze signos do zodiaco

OS 12 SIGNOS ASTROLÓGICOS
Hoje em dia quando se fala ou escreve sobre o zodíaco o número que nos vem á mente é o doze. Mas houve um tempo em que se consideravam catorze.
Na astrologia tropical não há relação direta mas unicamente simbólica com as constelações de estrelas que lhes deram os seus nomes. Nem sempre foi assim. Quando a roda dos animais dos animais estava ligada profundamente ás constelações houve civilizações que viam 14 animais mitológicos no céu. Para os egípcios do tempo dos faraós o catorze era muito importante, Osíris foi cortado em catorze pelo seu irmão Seth.
Em 150 DC Ptolomeu apresentou no seu catálogo de estrelas 15 nomes.
Os signos que caíram no esquecimento, por ocuparem menos graus do zodíaco foram Cetus, a Baleia, que está situada no Sul do Equador e Ophiuchus, o portador da serpente que fica situado entre escorpião e sagitário. Para muitos este ultimo é o signo perdido, numa alusão ao número 13. (Jesus Cristo e os seus 12 apóstolos). Vamos manter os 12 imortalizados signos imortalizados pelos Deuses. E começamos por Carneiro. Na idade Média a Europa começava o seu ano oficial nessa data, com o equinócio de Primavera a 20 e 21 de Março. Quando começa a Grande Obra.

          CARNEIRO
O rei de Orcómeno na Boécia, tinha dois filhos de um primeiro casamento. A segunda mulher tinha ciúmes dos filhos por isso elaboraram um plano para obrigar o rei a sacrificar um deles. Frixo. Mas a mãe dos filhos, ligada ao Olimpo, a morada dos deuses, mandou um carneiro alado com um velo de ouro para o salvar. Frixo salvou-se ele e o irmão o sacrificou o a Carneiro a Zeus em sinal de agradecimento.
Em astrologia o impulsivo Carneiro mostra um desejo de desenvolver a autonomia, a coragem, a decisão e a acção. É sinónimo de rudeza, belicismo e irascibilidade.
O caminho deste guerreiro inato aponta para aprender a ultrapassar o egoísmo do ego, ,de transmudar os impulsos básicos da vontade e da agressividade, a pensar antes de agir, a ser paciente, perseverante nas iniciativas e a desenvolver a sua sensibilidade. Deve trabalhar o seu respeito pelos outros e a sua indulgência para obter uma visão global.
Nas profissões está ligado ao exército, á politica, ao desporto, á metalúrgica, ao ferro, ao fogo e ao sangue.
Se o Sol está em Carneiro a identidade básica é esta, com todos os excessos se o mapa astrológico assim o indicar. Se for a Lua que está em carneiro são os sentimentos que recebem esta energia. No Ascendente mostra como os outros o (ª), vêm.


TOURO
Zeus o rei dos deuses era um sedutor nato e transformou-se num Touro branco para seduzir Europa, a filha do Rei Agenor da Fenícia.
Em astrologia Touro indica o desejo de possuir, de gerir bens terrenos, de compreender as dimensões do mundo material. Mostra teimosia, possessibilidade e conservadorismo.
O Caminho é encontrar a segurança interior em quem é, em vez de procurar o acumular de coisas, em ser paciente, persistente para concretizar os objetivos, mantendo a alegria de viver, aceitando o sacrifício e a perda e sabendo partilhar.
Nas profissões está ligado á terra, á natureza, á construção ás artes e ás finanças.
GÉMEOS
Leda foi seduzida por Zeus, e como na mesma altura esteve com o seu marido deu á luz quatro gémeos. Duas raparigas entre elas Helena de TROIA, (semideusa).  E dois rapazes Castor e Policeuces (o mortal). Os dois Gémeos masculinos fizeram parte da expedição de Jasão e Argonauta que partiram á conquista do vale de ouro. Os dois irmãos eram inseparáveis e quando Castor morreu numa luta, Policeudes pediu a Deus a imortalidade aos dois.. e assim foi criado o mito.
Em astrologia Gémeos tem o desejo de compreender, de aumentar os seus conhecimentos, de desenvolver a inteligência mas tende a ser superficial e distante, influenciável e nervoso.
O caminho é disciplinar a sua mente insaciável, ultrapassando a superficialidade, comprometendo-se com a aprendizagem e o saber. A espiritualidade activa e o prazer dos contactos só fazem sentido quando são orientados para objetivos elevados.
Nas profissões Gémeos está ligado ás trocas, á comunicação, ao jogo, ao comércio, á fantasia.

CARANGUEJO
O caranguejo foi colocado no firmamento pela Deusa Hera como recompensa do seu sacrifício para distrair Héracles. Este herói foi um dos filhos ilegítimos de Zeus, e lutou contra a monstruosa Hira que vivia num pântano. Hera, a esposa de Zeus, não atingiu o seu objectivo pois Herácles destruiu o caranguejo.
Em astrologia caranguejo tem o desejo de explorar a natureza dos laços familiares e de meditar sobre a vida. Mostra-se hipersensível á critica, é passivo, emocional e por vezes um pouco infantil com oscilações de humor.
O caminho é trabalhar no apoio aos outros, sem sufocar e deixar partir quando o momento chega. Deve desenvolver uma identidade propiá para dar e receber o alimento emocional necessário ao seu equilíbrio interno, ultrapassando as feridas emocionais, as acomodações e enfrentando as dificuldades de frente.
Nas profissões está ligado ás fantasias, á imaginação da infância, á família, ao passado E á imagem.

LEÃO
O Leão invencível foi estrangulado por Hércules, que lhe cortou a pele, usou-a como vestuário e fez um elmo das suas mandíbulas
Em astrologia o orgulhoso Leão mostra-se desejoso de aprender a usar o seu poder a ser forte e existir aos olhos do outro. Ele é alegre, bondoso, arrogante, orgulhoso, tem coragem, é de confiança e é dramático.
O caminho do Rei da selva é compreender que o poder é do seu Eu interior. A peregrinação tem de ser interior para irradiar amor, calor e segurança. Quando atinge um sentimento de fé por si mesmo deve transbordar amorosamente para os outros. A atitude de liderança deve ter como base a sua espiritualidade criativa e ultrapassar qualquer tentação autoritária.
Nas profissões o Leão anseia os primeiros planos em todas as actividades e gosta de fazer teatro nas suas opções e iniciativas.
VIRGEM
A filha da deusa Deméter, Cora foi raptada pelo Deus das profundezas Hades. Cora comeu sementes de romã o que a impediu de voltar a viver normalmente na terra dos vivos.. Mas a sua mãe Deméter conseguiu compromisso com Zeus. Durante metade do ano Cora seria Perséfone a esposa de Hades/Plutão e na outra metade viveria com a mãe.
Na astrologia Virgem tem a grande missão de entender e analisar o mundo material. O vegetal e o animal e de servir com eficiência. Mas mostra-se com falta de confiança, analisa os mais pequenos detalhes, é crítica, perfecionista e psíquica.
O caminho desta auto-disciplina é oferecer um serviço generoso e altruísta, amoroso, curador, sem críticas. A humidade de aceitar que ninguém é superior a ninguém, a diligência e o amor no serviço aos outros. O amor á ordem deve encontrar um equilíbrio com a fé e uma aceitação de que a vida é como é sem se vitimizar.
Nas profissões virgem está bem quando está ligado á saúde, ao serviço aos outros, a usar a sua capacidade de precisão e num escritório.
BALANÇA
Foram os Sumérios, um povo que viveu há 4 mil anos que lhe deu o nome, a Balança celeste. O Gregos associaram esta constelação a Escorpião e só com os romanos ficou novamente independente. É Ela que estabelece o Equinócio de Outono no Hemisfério Sul.
Na astrologia esta eterna indecisa mas muito diplomática, Balança procura a realização do desejo da harmonia, da justiça social, de se relacionar harmoniosamente na vida pessoal e no trabalho. Mostra-se indecisa, comunicativa, perfecionista, diplomática adora ir a festas sociais.
O caminho é desenvolver o equilíbrio interior necessário para ultrapassar as dependências nas relações, activando a cooperação e a partilha, desenvolvendo a coragem para se arriscar pessoalmente, tomando decisões e aceitando melhor a solidão.
Nas profissões Balança está como peixe na água na arte da diplomática, relacionando-se com os outros, organizando festas amando a justiça e envolvendo-se com tudo o que é belo.
ESCORPIÃO
O Escorpião foi enviado por Ártemis, a Deusa da caça, para matar o gigante Orionte que a tentou violar.
Na astrologia o olhar penetrante de Escorpião corre atrás do desejo de queimar, limpar tudo para renovar. É a procura da regeneração de forma obsessiva., são os sentimentos intensos e o pensamento é lúdico, cortante e sarcástico. É sensitivo, curador mas também vingativo, neurótico e possessivo.
O caminho é ultrapassar os desejos de vingança do passado, deixar de lado os jogos emocionais de controlo e levar adiante a cura e a percepção que conduzem á regeneração. O ressentimento e a culpa não curam as feridas e o poder não é dominar os outros mas sim as suas próprias atitudes. Deve aprender a viver ao serviço aos outros, ultrapassando fanatismos e a aceitar toda a luz da vida.
Nas profissões este sedutor gosta de usar o seu senso de investigação, ligado á policia e á morte, ao sexo e ao oculto.
SAGITÁRIO
Croto era um ser bípede (Com chifres e pernas de bode). E era filho do Deus Pá e de Eufeme, a ama das nove musas. Como era muito bom na arte do arqueiro asa musas pediram ao pai Zeus para imortalizar Sagitário no céu.
Em astrologia o amante do desporto radical, Sagitário corre atrás do desejo de transmitir uma mensagem espiritual, de levar luz, o conhecimento e a alegria aos outros. É optimista, versátil, tolerante, mas também é conservador, arrogante, rude, presunçoso, fanático e pode mostrar revolta e um desejo profundo de liberdade sem laços.
CAPRICÓRNIO
um Deus divertido que tinha cornos e pés de cabra, era filho de Hermes e da ninfa Dríope. Numa batalha, para derrotar o monstro Tifon, transformou metade do seu corpo inferior em peixe. Quando o monstro foi vencido o Deus supremo Zeus recompensou e colocou a sua imagem numa constelação a de Capricónio.
Na astrologia o gerente nato Capricónio luta no desejo de aprender a ser paciente, responsável e disciplinado. Mostra força de carácter, segurança, ambição, orgulho, avareza e uma emoções frias. Tem uma grande necessidade de ser reconhecido e respeitado pelos outros.
O caminho deste controlador é encontrar a confiança em si mesmo, do seu próprio valor e autoridade para se aventurar fora dos limites nos meios da espiritualidade. Um objectivo realmente importante, mas também a capacidade de viver com os outros.
Nas profissões o rigor científico de análise, a gerência, a construção de valores sociais na terra.
AQUÁRIO
Para Aquário há mais de uma versão mitológica. Uma delas é que Deucalião e Pirra, Duas pessoas correctas e justas foram avisadas por Prometeu do diluvio que Zeus iria provocar para acabar com a humanidade.
Deucalião construiu uma arca e durante o diluvio em nove dias e nove noites, despejou continuamente com um pequeno jarro a água para fora da arca. É  essa a imagem de Aquário, um homem com um jarro de água.
Na astrologia Aquário luta pelo desejo de viver as alegrias da amizade, de comunicar e de viver em liberdade.
E  o caminho deste idealista é não estar preso ás emoções, aliando a intuição com a inteligência racional para atingir a verdadeira sabedoria. Tem de aprender a acompanhar os outros, a viver objetivos comuns e a saber usar a autoridade na concretização dos ideais e das reformas.
Nas profissões tem que estar á frente do futuro, no progresso, na ficção cientifica, na psicologia, nas relações humanas, na comunicação e na astrologia.
PEIXES
Numa guerra entre os Deuses do Olimpo e o monstro Tifon a Deusa Afrodite e o se filho Eros conseguiram escapar com a ajuda de dois peixes. Como recompensa Afrodite imortalizou-os no Céu.
Na astrologia  o peixe  é psiquicamente é uma esponja, absorve a vontade de acabar com o antigo lixo, emocional, mental, e espiritual e ao mesmo tempo deve aceitar as limitações necessárias. Mostra-se sensível, bondoso, emocional, intuitivo, romântico, psíquico, receptivo, impressionável, indeciso, instável, sem vontade mas dedicado.
O caminho para peixes que procura ilusões é desenvolver os seus poderes de amor incondicional e compaixão para ajudar os outros. Deve aceitar o estado de Graça na Luz sem ter medo de se unir ao todo. Deve aprender a viver e a confiar nas suas intuições e previsões sem se perder nelas.
Enfrente os seus medos e aceite-os. A fé, o amor e a dedicação devem ser temperados com sensatez e sentido critico.

Nas profissões nada melhor que a música, a poesia, a cura emocional, a devoção, o serviço aos outros,  e profissões ligadas ao mar também e o rigor nas profissões que escolher para compensar por vezes o lado sonhador de Peixes.

Sem comentários:

Enviar um comentário