segunda-feira, 23 de setembro de 2019

Equinócio de Outono, 2019


Este ano o equinócio de Outono se dá no Hemisfério Sul no dia 23 de Setembro.

Qual a simbologia Astrológica para um pouco por todo o lado no nosso hemisfério se comemore a mudança do Verão para o Outono.

Logo a seguir á hora oficial do inicio do Outono, o relógio Astrológico muda para o eixo dos Relacionamento. Carneiro- Balança ou seja dos 29. graus de Virgem, para o grau zero de Balança, dai se fazerem certos rituais, meditações que vou explicar de seguida, onde também são feitos certas actualizações, devido ao alinhamento dos astros não serem iguais de ano para ano.

Do latim, “aequus” quer dizer igual, e “nox” significa noite. Portanto, Equinócio quer dizer “noites iguais”. Ele marca a ocasião em que o dia e a noite têm a mesma duração, cada um com 12 horas. O Equinócio de Outono ocorre no mês de Setembro, quando temos a mudança de estação.

A data do equinócio muda de um ano para outro, porque os anos trópicos (o período entre dois equinócios de Setembro), não têm exactamente 365 dias. Isso faz com que a hora do equinócio tenha uma variação de 18 horas, por isso ele não acontece sempre no mesmo dia.

É observado que a cada ciclo de 04(quatro) anos, o equinócio se atrasa. Então durante o mesmo século, as datas dos equinócios vão acontecer cada vez mais cedo. Para entender, no século XXI, o equinócio aconteceu no dia 21 de Setembro em 2003 e 2007, nos outros anos em 20 de Setembro.Neste ano de 2017, o Equinócio de Outono, aqui em Portugal, acontecerá no dia 23 de Setembro.


Rituais do Equinócio de Outono

Alguns povos da antiguidade faziam rituais no Equinócio de Outono para celebrar e agradecer a colheita. Vamos então falar um pouco do Sabbat Mabon.
O nome Mabon vem de um Deus celta, o Deus do Amor. Trata-se do dia de Acção de Graça do povo pagão. É o tempo de reunir os familiares e amigos para um jantar, e assim agradecer e celebrar a fartura e todas as conquistas alcançadas. Também é tempo de limpar a casa com uma grande faxina, consertar o que está quebrado, abençoar o lar, enfim, colocar tudo em ordem.
Na celebração se faz um altar, composto por um círculo de 3 metros de diâmetro no chão, uma decoração tradicional e sagrada com bolas, pinhas, rosas brancas, malmequer e cardo, grãos de cereais e frutas e legumes, sino. As flores são arrumadas em forma de buquês ou guirlandas para o altar e em coroas para se colocar na cabeça. Salpica-se sal dentro do círculo e, com uma espada cerimonial sagrada ou uma vareta, traça-se o círculo e assim se inicia o agradecimento pela colheita farta e pede-se protecção para as pessoas amadas, além dos velhos e doentes.
Para resumir, como o Equinócio marca o dia e hora em que começa uma estação do ano, e, já que o dia e a noite duram exactamente 12 horas cada um, podemos entender que este acontecimento é um momento de equilíbrio, de balanço. É quando as sombras (outono), começam a embaçar a luz (verão). Celebre o Equinócio de Outono fazendo orações, agradecendo e soltando para o universo os seus desejos para a próxima estação.
Actualizando esta informação .a Luz da interpretação Astrológica na realidade os equinócios abrem sempre um portal onde as pessoas, o ritual de agradecimento da colheita, se relaciona com o Eixo de Virgem- Peixes. As pessoas agradeciam ou agradecem nos rituais ser dado pela terra, (Virgem), o que é dado por DEUS, o Espírito.
Para se começar o ciclo seguinte, o eixo dos relacionamentos e a procura do equilibrio, fazendo o Balanço na forma como ganhamos a vida e nos relacionamos com os outros, agradecendo o que a terra dá como alimentação no dia  a dia.
Nos tempos que vivemos tais rituais se foram perdendo, vale no entanto o portal que sempre se abre para fazermos o Balanço anual da forma como em consciência vivemos nos dozes meses do ano, e o que aprendemos ou fazemos  para irmos fazendo a necessária psicoterapia em todas as nossas áreas sociais, que inclui todos os nossos relacionamentos, e pessoas que vamos encontrando no caminho. Que enriquece a nossa experiência neste belíssimo Planeta, que também é conhecido como Gaia, nos meios mais esotéricos, ou nos mais  espiritualistas, se bem que tudo o que é imaginado na terra, tenha sempre inspiração no plano espiritual, que em principio seria e deveria ser para benefício de todos, mas vamos então analisar como o Portal deste ano e os precipícios Gerais da entrada do grau zero de Balança, vai activar o inconsciente colectivo de uma forma Geral.Para se entender a activação individual, só mesmo com o Mapa individual, que dá informação dos tempos, tensões, resolução de problemas, tomada de consciência em áreas de vida não resolvidas, ou por resolver e muito mais que se queira aprofundar ou tomar melhor conhecimento.
Olhando para o mapa do Sol a 29.Graus de balança, grau critico ou também chamado anoréctico, nas técnicas de análise astrológica, que conforme expliquei, é um grau critico, porque abre um Portal energético muito importante no ,eixo do relacionamentos, chama a atenção alem de uma grande quadratura entre Venus, Mercúrio em Balança com o Sol conjunto a Balança, abrindo no grau 29 de Virgem a conexão com Balança.
A quadratura de Venus Mercúrio à Lua e a Saturno, que está conjunto á cauda do Dragão em Capricórnio.
Traduzindo esta simbologia entre venus, o amor e a afectividade relacionado com Balança, conjunto á mente e comunicação de Mercúrio em quadrado com a Lua, as emoções do inconsciente colectivo. A Lua que se encontra em conjunção com o eixo evolutivo da data deste equinócio, que evolui por um grande desejo colectivo de mudança no sistema social, exigindo responsabilidades ás entidades oficiais, tudo este efeito á escala Global.
No hemisfério Norte o gráfico  muda apenas com o efeito so Sol se encontrar no grau critico de Carneiro com um aumento de agressividade e lutas sociais, característicos do signo carneiro, com grande exigência de soluções.
Podem consultar o gráfico, mapa dos países onde se pode notar maior agressividade e lutas nos desejo colectivo por um novo paradigma social e politico, que também inclui todos os relacionamentos, sempre condicionados com o mapa da formação desses países, de uma forma Geral se vai notar, esta grande quadratura desenhada no céu.

Para alem desse facto, os Três Planetas transpessoais se encontram em movimento retrogado, e a Lua, fecha, digamos assim por oposição esta grande quadratura no céu, tensões astrológicas de grande importância, porque envolve o inconsciente colectivo, resolvendo, integrando grandes e reais mudanças de paradigmas.
Plutão retrogado se conecta com a revisão das grandes transformações sociais

Neptuno retrogado se conecta com a revisão da ama, do espírito, devolvendo á humanidade o direito incondicional de evolução, onde as escolhas são muitas e variadas, e o momento é feito de escolhas, compreensão do que está ocorrendo, para a recuperação e restauro da vivência humana, onde a condição humana e as novas tecnologias que seduzem as pessoas com grande conhecimentos tecnológicos, mas que nada sabem ou conhecem a sabedoria que vem das reais necessidades da alma, onde o ponto de equilibrio terá que ser feito, para evitar as ilusões e desilusões e grandes lutas entre as necessidades da alma e o desejo por coisas materiais, corresponde á recuperação da verdadeira humanidade na terra.

Urano em movimento r retrogado se conecta com  revisão e a desintegração total de memórias milenares, de ilusões, desilusões, encontros desencontros, falta de amor e união e todos os conflito repetitivos na história, a terra terá que cumprir a sua agenda evolutiva, é uma realidade conhecida por alguns, desintegrando pela oposição a Escorpião, todos os que usem e abusem do poder, esta oposição indica que muitos estão chegando ao fim do seu programa de uso e abuso de poder, onde progressivamente na simbologia de Urano que significa o desencarne, as prisões físicas ou as limitações á liberdade, sempre que a liberdade de uns condicione a liberdade do colectivo.

De notar que Urano faz quadratura a Leão e Aquário, que simboliza o ser individualizado e livre. A quadratura de Urano neste signos condiciona a liberdade individual para servir o colectivo, corresponde á 3ª iniciação conforme ensinam os livros esotéricos.

Ou seja vem limitar a liberdade de expressão individual, sempre que essa liberdade de expressão não tenha correspondência com o bem estar colectivo. A oposição de Urano em Touro em aquário vem implantar esse novo paradigma.

Sobre o Guerreiro Marte nos países em que começa a Primavera, representa uma energia guerreira, bastante intensa devido á quadratura se encontrar num grau critico, abrindo um portal muito importante, mas que indica grandes revoltas sociais, alterações climáticas - , devido a Neptuno se encontrar em trigno com a Lua em sextil com Saturno e Plutão, enfim vamos ver o que ai vem do Hemisfério Norte, que será mais afectado de uma forma mais intensa com esta grande quadratura no Céu. Podem ver na net os países que pertencem ao Hemisfério Norte, será interessante, ver o que se passa nesses países, com o inicio destas energias. Equinócio de Outono no Hemisfério Sul equinócio de Primavera nos país do Hemisfério Sul.

Vamos ter muitas energias para integrar, viver, sentir tomar consciência, com um olhar para o alinhamento dos astros, e um olhar aqui na terra, para alinharmos os nossos projectos pessoais da melhor forma a fim de caminharmos com a luz da nossa verdade, que é pessoal e intransmissível.

Com Jupiter a caminho de fazer a ultima passagem no Centro do nosso sistema Solar, os ultimos graus de Sagitário, é uma exlente oportunidade de nos conectarmos com o nosso Eu Superior.

Saturno dá uma ajuda, limita, bloqueia as iniciativas de Jupiter, para com Tempo, irmos aprendendo as lições, que estão agendadas até ao fim do ano, a fim de começarmos o ano de 2020, com aquela fé que move montanhas, acreditando numa das grandes verdades colectiva de que somos mais do que pensamos.
















Sem comentários:

Enviar um comentário