quarta-feira, 15 de maio de 2019

Lua Cheia do dia 18 de maio 2019, Lua cheia do Festival de Wesak



A lua cheia de Maio ocorre este ano de 2019 no dia 18 ás 23.11 è sempre como todas as Luas cheias em Maio. Assume uma especial importância A Meditação do Festival de Buda: Wesak 2017.  O Festival de Wesak - Também conhecido como o Festival da Iluminação é o Festival de Buda, o intermediário entre o Centro Espiritual mais elevado, Shambala, e a hierarquia. Buda personifica a expressão da Sabedoria de Deus, da Luz, é Indicador do Propósito Divino. É o grande Festival do Oriente e um dos mais importantes festivais da Lua Cheia. Este Festival ocorre quando o Sol está no signo de Touro. Wesak é uma festa da libertação do despertar e da transfiguração, a jornada de volta ao lar. Promove uma ponte entre a humanidade e espiritualidade, e o equilíbrio entre o Eu Inferior e Superior.
A Lua na Astrologia significa o inconsciente, o porão, como também, nossa ligação com o passado e emoções, quer sejam boas ou ruins. É através do signo lunar que descobrimos como reagimos frente às circunstâncias da vida, emocionalmente. Quando o grande luminar, o Sol, ilumina plenamente a Lua, é um indicativo de um alinhamento livre entre nosso Planeta - o Sol - e o "Centro Solar" a fonte de energia de toda nossa terra, e neste momento podemos iluminar as sombras.
Nesta fase de Plenilúnio podemos fazer uma aproximação mais definida com Deus e o Amor, Poder e Sabedoria, centralizados em nosso coração, representados pela chama trina que fica em evidência quando meditamos. É positivo que em toda Lua Cheia, pudéssemos nos alinhar com as forças cósmicas superiores através de nossos Mestres e anjos, como também da hierarquia da grande Fraternidade Branca, a fim de entrarmos em contato com a essência deste evento mensal.
Com sagitário alinhado com o Centro da nossa Galáxia nos ultimos graus de Sagitário, esta meditação assume uma especial atenção, na separação do trigo do Joio, porque a mente divina ou mente Universal, se alinha nos primeiros graus do signo de Touro que corresponde ao encontro dos nossos valores pessoais, onde cada vez faz mais sentido conhecer, compreender a nossa verdadeira identidade  estelar. Sendo o Planeta Urano tradicionalmente reconhecido como o Planeta Regente da Astrologia, é natural e normal que exista uma maior vontade de  nos conhecermos  e reconhecermos os nossos valores sem culpa ou julgamentos de valores, por meio desta maravilhosa linguagem do céu que tanto tem sido deturpada, ou desvalorizada.

O eixo de Touro- Escorpião se alinha com Jupiter, Saturno e Plutão em movimento retrogado.

O Real significado de termos dois Planetas Sociais e o grande Planeta transformador gerador das grandes transformações sociais, e das estruturas da terra, sejam pela via dos sistemas económicos, sejam por forças de ocorrências sísmicas, sejam porque motivo for, tais energias vão sempre acelerar o  nosso processo individual que vai dissolver quer seja por consciência e aceitação ou não, os aspectos no nosso Mapa, casas astrológicas, dualidades, que ainda não podemos mudar, ou ainda tendemos a resistir por não estarmos ainda integrados, alinhados com a visão da nossa alma, vivendo o sonho, aquele sonho que há muito é anunciado no nosso processo indivudual.

Este ano, 2019 e a lunação correspondente ao festival de Wesak, vem fazer o alinhamento da alma com a Personalidade, de uma forma subtil e dificil de entender para muitas pessoas, tais as ocorrências inesperadas que irão ocorrer com grande intensidade, sendo os períodos de maior intensidade entre Agosto e Outubro, devido á sincronização entre Jupiter, Saturno e Plutão que se encontram em trãnsito em movimento retrogado, sugerindo revisão, conexão com a alma. O Planeta jupiter que é o Planeta que rege esotéricamente a alma, está associado aos assuntos da casa astrológica XII, casa natural de Peixes e reino de Neptuno.

Saturno encontra Plutão num alinhamento no signo de Capricónio, a esse alinhamento se chama de Conjunção, que fará durante os meses de Agosto, Setembro e Outubro um alinhamento no mesmo Grau, dando força maior a todos os assuntos tanto pessoais como sociais.

Jupiter ficará em movimento retrogado até ao dia 12 de Agosto
Saturno até ao dia 18 de Setembro
e Plutão até 20 de Outubro

Para alinharmos a nossa vida social com os nosso valores mais profundos, alinhando-nos com Urano no mapa Natal, evitando sempre que possivel os ruídos exteriores, que não têm qualquer valor perante o desejo profundo da nossa alma.

São realmente energias muito fortes vindos da Hierarquia espiritual para a mudança, a grande mudança que  se descodifica num mapa astrológico de que modo nos vamos individualmente conectar com o divino que somos todos NÓS.

A cura ou o modo como curamos ou nos conetamos com a cura da nossa alma, vem forte e bate certo com a mente divina,(Mercúrio - Urano) que indica sempre num mapa Natal o modo como podemos, devemos conectar a nossa mente Humana com a mente divina, curando as feridas da nossa alma, aquele registo visível num mapa astrológico, dos aspectos de Neptuno, da casa XII, de Peixes dos aspectos Lunares do nosso eixo evolutivo  dos Planetas no mapa natal que temos em movimento retrogado, diagnosticando o modo como nos vamos curar para podermos curar outra pessoas, cuidando do corpo físico na integração entre a matéria e a alma, para quando olharmos para a casa XII, do nosso processo evolutivo, quando vamos meditar, pensar, nos conectarmos com a liberdade de estarmos felizes e em liberdade na nossa própia casa, sem medos, sem preconceitos, sem julgamentos de valores, sabendo que não estamos sós no Universo e 


Casa 12 é a última casa de água. Nela vemos a integração emocional de todas as experiências presentes no mapa astral, através das quais alcançamos o que de mais íntimo e profundo existe em nós. Representa o mergulho nas memórias do inconsciente, o momento em que confrontamos a nós mesmos.
Esta casa mostra como analisamos nossas vidas, indicando nossos pensamentos em relação ao futuro, ou sobre assuntos mais elevados ou "espirituais". Pode referir-se ainda ao carma (ou lei do retorno).
Na terceira casa aprendemos as coisas básicas. Na sexta tornamos esse conhecimento automático. Na nona temos a chance de amplificar o pensamento, porque temos um conhecimento que também reside no subconsciente.
Na Casa 12, deixamos de lado o “eu” em troca de uma integração com o todo. Significa transcender a nós mesmos e não pensar apenas em nossas próprias necessidades e pontos de vista egoístas. Passamos a enxergar sob o ponto de vista da humanidade, ou de toda a vida que existe.
A casa 12 tem a sua fonte em questões colectivas, no destino social ou nacional e na pressão da sociedade sobre o indivíduo. Nela experimentamos os resultados da nossa adesão cega aos valores da sociedade (Casas 10 e 11) ou das consequências da nossa rebelião contra esses mesmos valores.

O sentido da vida, o universo e tudo mais

Vivemos os assuntos relacionados à Casa 12 de forma interior e subjetiva. Tudo pode ser vivido como experiências místicas ou temas como meditação, dádiva, rendição, inconsciente e entrega perante algo maior que o Ser ganham relevância. Através dela temos acesso ao inconsciente coletivo, com os seus mitos atemporais - é onde sentimos colectivamente.
A Casa 12 ainda está associada a grandes instituições, como hospitais, mosteiros, prisões e asilos, sendo considerada a casa do isolamento e das "prisões emocionais". Perante o isolamento, a reclusão e o silêncio interior, poderemos perceber o sentido da vida; encontrarmos a nós mesmos; entrar em contato com o nosso verdadeiro Eu, nossa Alma.
Assim, essa Casa simboliza a prisão da alma que precede a libertação, a iluminação e o início de um novo ciclo de manifestação (Casa 1).
Só depois deste mergulho no Todo poderá, mais tarde, surgir um verdadeiro renascimento e uma reintegração. A casa 12 representa, por isso, a dissolução que antecede o renascimento; é o "eu subjectivo", interior, inconsciente, enquanto a Casa 1 representa a manifestação objectiva, exterior e consciente da identidade.
Quando revemos nossa vida, podemos pensar nas coisas que não fizemos, ou que gostaríamos de ter feito. Pensamos também no que fizemos e nos lembramos dos desejos que nunca pudemos satisfazer.
Isso pode trazer alguma tristeza, assim como culpa ou vergonha. Porém, traz orgulho e satisfação quando nos recordamos das coisas boas que fizemos (ou nas tentações que tivemos que resistir).
Por isso, a Casa 12 é a transição entre o "velho" e "novo". Devemos nos render a circunstâncias que não podemos controlar para termos uma chance de renascer. Um ser novo dotado de uma nova visão (primeira casa).
Pense em um oceano escuro, mas cheio de possibilidades, de onde a luz vai emergir.
A décima segunda casa também está associada com a nossa saúde mental, seja seguindo uma profissão na área ou lidando com problemas e doenças. Lida também com a meditação, reflexão, o auto sacrifício (desapego) e a caridade (doação).
É uma Casa altruísta, o que significa que ele está associada a tudo que gira em torno do serviço público e social, que são as áreas que servem ao povo ao invés de buscarem lucro, onde os trabalhadores e gestores são basicamente anónimos.

Os bastidores e inimigos ocultos

A Casa 12 indica as áreas onde temos inimigos ocultos, pessoas que nos querem mal e não fazemos a menor ideia. Certos aspectos negativos do nosso mapa também podem ser considerados inimigos secretos, que podem nos sabotar sem que a gente se dê conta.
Ela também está associada aos assuntos ocultos, tudo que é feito nos bastidores, longe do conhecimento das pessoas, seja para o bem ou para o mal. Quando é algo bom, não é mostrado por altruísmo ou modéstia. Porém, quando é algo para o mal, é escondido e velado de propósito para atender a esquemas egoístas.
A Casa XII ainda lida com assuntos ocultos que estão sendo descobertos, como pesquisas científicas. È do processo evolutivo da alma daqueles que se associam nesta grande transformação 
Sobre o sino de Touro
Touro
É a primeira Terra. A própria Terra, no Zodíaco de cada um. Simboliza a forma como nos relacionamos com a Terra e como ela nos devolve estabilidade emocional.
Touro é o Signo da aceitação da Matéria.A Matéria que, do ponto de vista Cósmico, é o suporte vibratório da Vida e do Espírito. Ao amar a Matéria, a Terra, o espírito em nós, aceita o seu contrário...
VÊNUS é o planeta que rege Touro. Simboliza a nossa capacidade de identificação emocional. Em Touro, Vênus identifica-se com a segurança que vem da Terra, é o Amor à Natureza. É também a estabilidade interior que nos vem dessa relação.
A Natureza é a grande intermediária entre a Terra e o Céu.
Os Taurinos podem ser possessivos, demasiado presos aos bens materiais, enquanto não entenderem que a Matéria é apenas um suporte. A verdadeira segurança material está na estabilidade emocional, estabilidade conquistada pelas pontes da relação amorosa que um dia forem capazes de criar. De criar com a Vida, com a própria Matéria, com a Alma de cada um.
Touro é o Signo dos construtores do Mundo. Esses que realizam, pacífica e lentamente, algo produtivo. Os que beneficiam os outros com as suas realizações.
Alice Bailey fala no “olho Iluminado do Touro”. Quando o Taurino ganha Consciência de que a Matéria é, de facto, o Pólo Nocturno da Manifestação. De que o Pólo inverso, o Pólo Diurno, é o Espírito.
No entanto, a Matéria é a grande Mãe sem a qual, o Espírito jamais poderia manifestar-se...
Touro é o Signo do prazer de viver sobre a Terra.


Escorpião
Falar de escorpião é um pouco como falar da energia da sombra e da luz, da alquimia mágica dos antigos místicos e iniciados que diziam poder transformar o metal mais simples em ouro e do poder de transformação da antigas personalidades, dos limites do poder do ego , é falar do ponto de retorno da alma á luz e também o ponto num mapa astrológica em que a alma vai receber a sua purificação, e retorna á luz e conhecimento de si mesmo.
È quando o senhor da Guerra e da paz, (Marte), assume o caminho do guerreiro numa guerra que só pára quando a antiga personalidade, morre e renasce para uma nova vida, onde o poder muda de forma e assume a forma da beleza dos que recuperaram o seu poder pessoal e integraram o seu oposto Touro.
È fazer a viagem á casa VIII associada a Escorpião onde se encontram os sonhos, as visões as inspirações e a psicologia profunda e a alma se debate para libertar e resgatar Karma antigo, filtrando todos os erros de outras vidas, aproveitando o que se fez de bem para a vida presente, é como parar um pouco no tempo e ganhar consciência para continuar o caminho da presente missão individual, seguindo o caminho do Guerreiro pacífico, conforme o ensinamento dos grande místicos e organização como a grande Fraternidade branca nos vêm ensinando.

Talvez seja por isso que a meditação de Maio festival de Wesak seja de especial importância e se comemore um pouco por todo o mundo, e como Alice Bailey falava o olho do Touro se ilumina e a Lua em Escorpião recebe a Luz directamente do Sol em Touro, este arquétipo tem sido simbolicamente referido como um caminho de integração para a paz no mundo aceite por todos aqueles que  já despertam e todos os que começam a despertar.

Afinal não custa viver, mas saber viver é um problema para a maioria das pessoas, e para tirar o curso de saber viver o eixo Touro associado á casa II,  e escorpião associado á casa VIII é um eixo de grande Importância, para integrarmos essa grande transformação.

Da terra de Touro á água de Escorpião, pode ser uma viagem muito atribulada por vezes é como andar numa montanha aos altos e baixos, mas quando se chega ao fim da montanha e se faz o caminho do não retorno, porque já não é possivel voltarmos a ser quem fomos. O grau onde se encontram Planetas em Escorpião e a casa astrológica 8, indicam a viagem que temos que fazer para integrar o que de melhor temos para dar ao mundo e deixar morrer o que já não tem importância no nosso processo evolutivo.

Boa reflexão, meditação na paz e na Luz

Rui Santos 


Sem comentários:

Enviar um comentário