quarta-feira, 2 de julho de 2014

As doze casas astrológicas, as doze experiências de vida

Uma regra simples define muito bem o nosso mapa natal: os planetas mostram o que acontece; os signos  mostram como acontece e as casas mostram onde acontece. 
As Casas Astrológicas portanto, representam os vários setores da nossa vida. Como expressamos estes setores nos é revelado através dos signos e planetas contidos nas 12 Casas do nosso Mapa Natal. 
As primeiras seis casas são individuais, começando pela casa I que é o início de tudo, nossos primeiros passos, nosso corpo físico, indo até a sexta casa que define nossos hábitos e a nossa relação com trabalho e saúde.

As seis últimas casas são colectivas, indo da nossa necessidade de relacionamentos e parcerias na sétima casa, passando pela consciência social da décima primeira casa,  até o nosso subconsciente, a casa doze!



Casa I ou Casa Ascendente


Signo Natural: Áries


Planeta Regente: Marte



A primeira casa representa o nosso meio ambiente inicial. É nosso corpo e traços físicos, a primeira respiração que possibilita o início da vida. O que viemos buscar nesta jornada e o que queremos conhecer dela está implícito na primeira casa. 


É através do signo desta casa que iremos manifestar a nossa individualidade.
mmm



Casa II


Signo Natural: Touro


Planeta Regente: Vênus


A segunda casa representa nossos valores, talentos e recursos pessoais de ganhos ou perdas materiais. A segunda casa é associada a posses, mas os valores do homem não são apenas materiais: dignidade e necessidade de realização fazem parte da segunda casa. 


Aquilo que entendemos como segurança pessoal são assuntos desta casa.
mmm



Casa III


Signo Natural: Gêmeos


Planeta Regente: Mercúrio



A terceira casa representa o desenvolvimento mental, nossa comunicação e expressão e nossa capacidade de assimilação e de aprendizado de novas idéias. As áreas de jornalismo, ensino, mídia, conferências e escritos. Esta casa descreve os irmãos, os primeiros anos de escola, os meios de transporte e as pequenas viagens. 
mmm



Casa IV ou Fundo do Céu (Nadir)


Signo Natural: Câncer


Planeta Regente: Lua



Nossas raízes, nosso lar, nossa "base" são assuntos da quarta casa, nossa família de origem e a herança psicológica. A quarta casa também se refere à nossa mãe.


Por ser uma casa que nos diz de onde viemos, também a associamos ao nosso mais profundo eu. A quarta casa também aponta a segunda metade da nossa vida.
mmm



Casa V


Signo Natural: Leão


Planeta Regente: Sol



A quinta casa nos fala de filhos, romances, jogos, especulações, diversões, férias e artes . O signo e os planetas nesta casa nos mostram onde e como podemos usar nossa criatividade e a nossa habilidade de produzir.


Esse dinamismo, a possibilidade de brincar com a nossa criatividade, sugere que esta casa é o lugar da nossa "criança interior". Onde podemos ultrapassar nossos limites realçando nossa individualidade e encontrando nosso poder.
mmm



Casa VI


Signo Natural: Virgem


Planeta Regente: Mercúrio

Toda a veia criativa da quinta casa precisa ser analisada e planejada pela mente disciplinada para ser executada, e é esta a função da sexta casa. O trabalho, a saúde e os nossos hábitos são indicados nesta casa. Ela ainda nos mostra os serviços prestados a outros e por isto indica o nosso emprego, os empregados, inquilinos, dependentes e animais de estimação. A alimentação, a higiene, as doenças assim como as condições que interferem em nossa saúde e nossas atitudes para permanecermos saudáveis. Tios e tias também são descritos na sexta casa.
mmm



Casa VII ou Casa Descendente


Signo Natural: Libra


Planeta Regente: Vênus

A sétima casa fala dos nossos relacionamentos íntimos e das parcerias: sociedades, casamento, contratos, acordos e transacções com o público. Representa também o nível de cooperação que temos com os outros. O signo ou os planetas que se encontram na nossa sétima casa são fortes indicadores dos tipos de parceiros pelos quais nos sentimos atraídos. A sétima casa é a casa descendente (o ponto mais ocidental de nosso mapa, desaparece de vista na hora de nosso nascimento) e representa aquilo que temos dificuldade em perceber ou não percebemos dentro de nós mesmos e buscamos ou repelimos nos outros. Por isto a sétima casa é também a casa dos nossos inimigos declarados.
mmm



Casa VIII


Signo Natural: Escorpião


Planeta Regente: Plutão



Regida por Plutão, a oitava casa representa o sexo, a morte, o renascimento e lida com nossas questões ocultas e nossas experiências místicas.


Se a segunda casa mostra os nossos valores e recursos pessoais, a oitava mostra os nossos recursos conjuntos. Dinheiro corporativo, propriedades, heranças, custódias, seguros e impostos e ainda o "dinheiro do outro" (do sócio, parceiro ou cliente). O apoio que recebemos dos outros, portanto, é assunto desta casa. 
mmm



Casa IX


Signo Natural: Sagitário


Planeta Regente: Júpiter



A filosofia, a religião e os sistemas legais e suas leis, as instituições em geral são representados pela nona casa. 


Como lida com os assuntos da "mente superior" e nossos ideais, a nona casa nos mostra tudo aquilo que usamos como meio para dar sentido à própria vida: faculdades, mestrados, viagens longas (pelo conhecimento mais amplo de outras culturas), relações com estrangeiros e contacto e aprendizado de outras línguas. Como o nosso conhecimento nem sempre tem um fonte lógica, a intuição reside também nesta casa.


O Clero, os sogros, os netos a ética e a opinião pública são assuntos da nona casa. 
mmm



Casa X ou Meio do Céu


Signo Natural: Capricórnio


Planeta Regente: Saturno

A profissão, o lugar que ela nos faz ocupar na sociedade, a nossa reputação, reconhecimento e aquilo que representamos para os outros está associado à décima casa. O modo como "chegamos lá", se pacientes ou não, se agressivos ou firmes é indicado pela décima casa ou Meio do Céu. O status quo e o que isto implica: fama, promoções, ambições e as autoridades acima de nós, são assuntos da décima casa.
mmm



Casa XI


Signo Natural: Aquário


Planeta Regente: Ùrano

Se a quinta casa nos fala da nossa criatividade individual e das nossas habilidades pessoais, a décima primeira casa nos mostra a necessidade de interagir com os amigos e pensar colectivamente. Portanto os amigos que atraímos e como os fazemos, os grupos, clubes, as associações, nossos interesses humanitários, os filhos adoptivos e enteados são assuntos da décima primeira casa, que é um lugar onde percebemos a nossa consciência social.  A maneira como avaliamos as possibilidades de ir atrás de nossos sonhos e desejos pode ser percebida através do signo ou planetas que estão em nossa décima primeira casa.
mmm
     Casa XII
                                         Signo Natural: Peixes 
                                         Planeta Regente: Neptuno




A casa XII representa o desejo de se unir a algo maior, nosso lado espiritual e místico. Traz o auto-sacrifício e a disponibilidade para se entregar de corpo e alma a objectivos mais altos. Também é onde fugimos e escapamos de nossa realidade para um mundo menos consciente, de sonho e fantasia. É nessa casa que os ciclos terminam para recomeçar de nova maneira na casa 1. Sendo assim, a casa doze contém as lições de todas as outras casas, incluindo seus erros e acertos. Rege todas as formas de isolamento, hospital, prisões, e também os sonhos e o inconsciente. É a casa de nossos segredos e do que gostaríamos de esconder. É uma casa onde se encontram os nossos inimigos ocultos, os nossos guias espirituais e também os nossos amigos de outras vidas.

Sem comentários:

Enviar um comentário