quarta-feira, 25 de junho de 2014

Constelação de Balança

A constelação Balança no mapa celeste


A Balança (ou Libra) é uma constelação pouco expressiva,  do Zodíaco, e de relativamente pouco interesse, para a Astronomia. 
Encontra-se entre Escorpião e Virgem e para os Antigos representava a balança da justiça.
Não tem estrelas notáveis, nem há por aí outros objectos celestes de interesse.

No hemisfério sul, o equinócio que ocorre em Março (dia 20 ou 21), marca o início do outono e o de Setembro (dia 22 ou 23), marca o início da primavera. No hemisfério norte acontece situação inversa, em Setembro inicia o outono e em Março, a primavera.


 Localiza-se: Na zona equatorial

   Toda a área correspondente à constelação da Balança fazia parte, para os Gregos

 clássicos, do Escorpião, representando as suas longas pinças, até que acabou por se

 tornar numa constelação independente por volta do Séc I a.C., na época dos antigos 
romanos.


   No entanto, a figura da Balança já era identificada milénios antes, pelos Babilónios, que nela viam um objecto transportado pelas pinças do escorpião. Apesar de não possuir uma lenda própria, costuma-se relacionar a Balança com a sua constelação vizinha Virgem, pois esta última poderá representar a deusa grega Témis, deidade da Justiça, sendo Libra a balança com que a deusa pesa a justiça das coisas e das pessoas ou almas, bem como a duração do dia e da noite.

   Esta constelação aparenta-se com um cometa voador, sendo relativamente fácil de encontrar. Basta traçar um percurso na direcção oeste desde Antares e das suas brilhantes vizinhas, localizadas na constelação de Escorpião.

                                       As estrelas da constelação de Balança são:

   Zuben elgenubi a pinça Sul, da natureza de Saturno e Marte de magnitude 3 e encontra-se entre os graus de 16.05 e 15.46 de Escorpião.

  Zuben Eschemali a pinça Norte, da natureza de Júpiter e Mercúrio de magnitude 3 e encontra-se entre os graus 19.22 e 20.04 de Escorpião.



A constelação da Balança (Libra) aparece no céu entre o Escorpião e a Virgem, perto da mão da Virgem.
As estrelas de Bayer são todas bastantes difusas, excepto 2 estrelas de 2ª magnitude, alpha 2 Libra e beta Libra. Existem alguns objectos interessantes nesta constelação incluindo algumas estrelas duplas e uma variável incomum.
A estrela alpha Lib, Zuben Elgenubi, É uma binária de estrelas desiguais, sendo que uma é amarela e a outra é de um azul claro. Por sua vez, beta Lib, Zuben Eschamali, é uma estrela branca que já foi descrita por alguns como sendo verde, no entanto, Burnham diz que as verdadeiras estrelas verdes estão junto às suas companheiras vermelhas (como por exemplo Antares, no Escorpião) e beta Lib não se integra nessa categoria.




Imagem referente à constelação Balança







Sem comentários:

Enviar um comentário