quarta-feira, 5 de junho de 2013

Astrologia e Mitologia Grega

  Todos os Planetas representam Deuses e Deusas e na totalidade representam o Eu  Superior da individualidade representada num Mapa Astrológico. Estas divindades mitológicas são arquetipos inconscientes , sinais do Universo para o homem aprender a ler e intepertar esses sinais.

Carl Jung , considerava os deuses Gregos e todos os mitos relacionados como o inconsciente colectivo activado na humanidade porque os Planetas receberam o nome desses Deuses, os povos antigos estudavam com profundidade  os ciclos da natureza, especialmente os Gregos que estudavam tudo o que está relacionado com a filosofia, Astronomia , matemáticas etc.

                                                                                                             
                  Os Planetas e o Significado mitológico

O Sol é representado por Apolo , filho de Zeus associado com a força, a luz a energia e vitalidade, apolo era o Deus da Agricultura e regia as estações do ano, o sol é considerado o centro do nosso sistema solar e rege o signo Leão

A Lua ou Selene na Mitologia Grega era filha de titãns era feminina mesmo quando os albanos e os Frígios a consideravam masculina e era governada por um sacerdote por isso era associada à castidade, virgindade e maternidade, é regente do signo de cãncer.

Mercúrio ou Hermes o mensageiro dos Deuses foi associado ao comércio, era excelente na arte das palavras e na comunicação , na análise e rapidez com que aprendia a fazer os melhores negócios. Era o Deus preferido dos comerciantes , rege os signos de Gémeos e Mercúrio.

Vênus ou Afrodite na mitologia Grega era a Deusa da beleza e do amor, foi associada á sexualidade e á sensualidade ,fertilidade e criatividade e a todas as formas de criação, rege os signos de Touro e Virgem.

Marte associado ao Deus Grego da Guerra era o Deus da força, da luta, do combate da guerra é regente do signo de carneiro e regente antigo do signo escorpião, por muitos astrólogos da actualidade o considerarem importante no signo de escorpião, é considerado sub regente deste signo que está ligado ao mundo do poder do controle, portanto associado também á guerra e luta na conquista do poder.

Júpiter ou Zeus na mitologia Grega era o Deus do Olimpo era o Deus que tomava todas as decisões entre os deuses , dominava todos os lugares que atingisse os seus raios, protegia as colheitas e estava relacionado com os juramentos, tratados e as cerimónias matríacais. È o símbolo da justiça divina, rege os tribunais e a justiça. È o símbolo da figura paterna representado na Astrologia pelo Sol, rege os signos de Sagitário e  é o antigo regente do signo de Peixes, os astrologos da actualidade consideram peixes o sub regente de Júpiter por o signo de peixes ser regido por neptuno (o espírito) , portanto símbolo máximo da Justiça Divina, representa as compensações divinas de evolução e consciência espiritual.

Saturno ou Deus Cronos na mitologia Grega, foi associado á paternidade, as grandes festas Romanas eram celebradas em honra de Saturno, eram chamadas de Saturnálias e equivalentes à celebração ocidental do Natal , nas Saturnálias trocavam-se presentes, libertavam-se prisioneiros e os escravos eram servidos pelos donos. Na tradição do Natal as trocas de presentes vem das Saturnálias onde após o nascimento de Jesus se celebra ainda hoje a festa e o nascimento de Jesus.
Saturno era filho de Urano que depois de castrar seu pai se converteu no senhor supremo da terra, rege o signo de Capricórnio e é antigo regente do signo de Aquário.

Urano representa o céu entre os seus filhos, os titãns estava Saturno ou Deus Cronos. Investigações feitas pensa-se que o mito de Saturno é pré-helenistico, provavelmente hitita. Urano é o regente do signo Aquário

Plutão mais conhecido como o Deus Hades , é o Deus do submundo  e é filho de Cronos (Saturno) , o Deus dos mortos enfeita-se com ciprestes e narcisos e não se comove perante os sacrifícios. Possui a chave do mundo subterrãneo ,é o regente do sihno Escorpião.


1 comentário: