quinta-feira, 23 de janeiro de 2020

Como tudo começou? Um resumo da História da Astrologia


Muito se tem falado nas origens da Astrologia, As primeiras cartas estelares do Egipto datam de cerca de 4.2000 a. c e, embora sejam astronómicas, não se pode afirmar que houvesse distinção, àquela época, entre astronomia e astrologia. Nessa data apontada pelos historiadores, não é muito concreta em relação á vida dos povos que viveram nessa epoca e a ligação que tinham á astronomia, astrologia, as datas mais exactas apotam para os povos que viviam no médio Oriente. Mesopotânia

Os sumérios e os caldeus eram povos que viviam na Mesopotâmia, Médio Oriente. segundo alguns historiadores, foi na Caldeia que as teorias sobre a interferência do Sol, da Lua e dos astros teria tomado forma. A descoberta da influência dos astros, especialmente A lua e o Sol como influência da vida do homem na terra beneficiou os povos que viviam da agricultura. 

 Durante muitos séculos, na Europa, os astrólogos foram chamados de caldeus. Uma das mais antigas referências foi encontrada em NInive (Babilonia), na biblioteca de  Assurbanipal. No entanto, a observação do Céu à procura de previsões pode ser bem anterior, naquela região de clima imprevisível, onde as cheias dos rios  Tigre e Eufrades e não obedeciam um ritmo anual como as do  Rio Nino.

Segundo os historiadores, um dos Mapas Astrológicos mais antigos é a do Rei Sargão I da Babilónia.(2350), antes de Cristo.

Como os Gregos integravam a astrologia ! Na sociedade daquele tempo, a forma de pensar, foi absorvida pelo pensamento Grego, quando o macedónio Alexandre o Grande conquistou o império Persa.

Foi a epoca que os pensadores e filósofos Gregos. Platão, Sócrates e Aristóteles, estudaram e integraram as fontes do saber Babilónio. Durante muitos anos os astrologos eram chamados de Caldeus. Estes filósofos, pensadores Gregos deram um grande contributo é eram valorizados naquele tempo remoto pelos Governantes Romanos, pelas suas previsões assertivas em diversos eventos sociais, tais como previsão de guerras, estudando as energias vitais e as tendências e conflitos entre os povos daquela epoca, pensa-se que o grande poder da Ascensão do Império Romano vem dessa altura.

Surgiram muito Astrónomos que passaram a se dedicar ao estudo do céu, tal como o astrónomo Caldeu Kidinnu, calculou quanto tempo leva a Lua leva para completar um ciclo. Ele chegou ao resultado de 29 dias, 12 horas, 44 minutos e 3 segundos, cálculos ainda hoje aceites e considerados na preparação de um mapa Natal, partilhavam da ideia de que uma rede Universal está interligada com todos os seres vivos da Terra, humanos, animais, Plantas, natureza, agricultura, com uma ordem e seus respectivos ciclos. Os elementos da natureza eram a base dessa grande organização Universal.o ar, a terra, e o fogo.

Esses astrologos da antiguidade, também eram considerados de Sacerdotes
Um Sacerdote Caldeu, chamado de Berosus, fundou uma Escola de Astrologia na Grécia, por volta de 640 antes de cristo. Ele escreveu um texto intitulado. "Babilónica", onde difundia a Astrologia que seu povo havia desenvolvido.

Hiparco era Cartografo, matemático e astrónomo, que pertencia á Escola de Alexandria, outra fonte de saber que os povos antigos tinham, formou uma tabela e introduziu a divisão da circunferência em 360 graus, melhorando algumas medidas astronómicas, tais como a duração do dia e do ano. Hiparco é considerado o pai da trigonometria e usou a tabela trigonométrica e o conhecimento dos babilónios nos seus estudos em Astronomia.

Hiparco conseguiu fazer previsões Lunares e Solares com um grande grau de precisão, nunca antes obtido, descobriu a precessão dos equinócios, mostrando que a cada ano o céu mudava de posição e que a cada 2.000 anos o equinócio de primavera atrasava 30 graus, mudando de signo, o que deu origem ás eras Astrológicas

Hiparco foi mais longe nas suas pesquisas e dividiu o mundo em zonas climáticas, criou o primeiro Astrolábio, que media a distância de qualquer Astro em relação ao horizonte, alem de inventar o sistema de localização através do calculo da longitude e latitude.

Sobre o atraso de 30 graus em relação á medição da Primavera, o calculo da astrologia, precessão dos equinócios, se foi distanciando ao longo do tempo, dai saber-se, pelo menos os Astrólogos com esse nível de conhecimento saberem que existe actualmente uma grande diferença entre signos Astrológicos e constelações. Essa diferença de graus deu origens a algumas divergência existentes actualmente entre Astrologia Tropical e Sideral, ou também conhecida como Astrologia Védica, do Norte, hemisférios Norte e Hemisfério Sul.

A Astrologia Sideral regista as constelações com que nascemos, que muitas vezes é diferente do Signo Solar do nosso Nascimento.

Na minha opinião tanto a Astrologia Sideral, Astrologia Védica têm as suas funções e funcionam bem, quando a sua simbologia é bem interpetada. Mesmo a nível de previsões. Como eu nasci no Hemisfério Norte, aprendi e estudei a Astrologia Tropical. Se nascesse no Hemisfério Sul, provavelmente estudaria Astrologia Védica, no entanto compreendo a diferença entre signos Astrológicos e Constelações, e conheço as doze constelações do Zodíaco. O programa astro.com faz o calculo do mapa sideral do nascimento, depois existe toda a interpretação e simbologia védica para a interpretação do mapa, No calculo do mapa sideral podemos ter uma ideia do movimento das constelações no momento do nosso nascimento.

A Astrologia se desenvolveu e expandiu com os Povos da babilónia, também os Persas, Sumérios e Assírius, e caldeus que eram povos semitas que viviam nas margens do Riu Eufrades, que ficava no ponto Sul da Mesopotâmia.

Nas Grandes Planícies da Mesopotâmia, existia o local ideal para uma completa observação do céu, vindo destes povos a primeira noção do zodiaco, que observavam que a lua e o Sol atravessavam  sempre as mesmas constelações numa faixa do céu.

No tempo em que os homens viviam e conviviam com os "Deuses", existe uma figura Mitológica que era o Deus Anu, que o povo Sumério descrevia como o rei das Estrelas , dos espíritos e dos demónios, era segundo estes povos o ente que habitava o ponto mais alto do céu, julgando homens e outros deuses.

Era o pai, ou seja o chefe dos Anunnaki, que significa "o Povo que veio do céu.

Foram descobertos na índia tabelas parecidas com tabelas de Planetas. Ou seja há milhares de anos pela altura do surgimento do Ser Anu, com outros seres que vieram dos céus,os Anunnaki. para além de verdadeiras construções de engenharia altamente avançadas para a epoca, verdadeiras obras de Arquitectura que se sabe que não foram construídas pelo conhecimento do homem.

Existe também a ideia de que esses seres que vieram do céu conviveram e se relacionaram sexualmente com os homens e mulheres daqueles tempos remotos, contribuindo pela negativa do desvio do ADN, humano com o cruzamento de raças estrelares negativas, que deu origem ao caus, e drama que a maior parte da humanidade tem vivido até aos dias de hoje, com a consequente recuperação possivel passados 26.000.00 anos do resgate do ADN original humano pelo caminho do Despertar de consciência, sendo Urano, o Planeta que liberta memórias antigas, pessoais dissolvendo o ADN, que já não serve para o caminho evolutivo, que em conjunto com outros alinhamentos Planetários vai por a terra e todos os seus habitantes na rota Certa para a grande libertação da terra como Planeta prisão, onde a maior parte das pessoas têm sido escravizadas e presas no seu processo evolutivo.


Os sumérios, por volta de 5.000.00 anos antes de cristo, erigiram torres bem altas, que eram considerados observatórios Astronómicos, nessa época a ciência ainda não era separada da religião, os templos criados nessa epoca tinham como objectivo ampliar o conhecimento do povo, mas também conforme as conveniências, revelar ou esconder informação, tirando vantagem desse conhecimento para controlar o povo.

No tempo em que a Babilónia viveu tempos conturbados, o Povo Acádio, os Hititas e os Persas, invadiram a região por volta de 3.000.00 anos antes de Cristo e as técnicas sumérias de observação dos céus foram incorporadas e a Babilónia se tornou a capital do médio Oriente, que exerceu a sua influência  pelos povos e regiões mais próximas.

Muitas obras conhecidas datam do tempo 668 a 627 antes de cristo, em que o ultimo Rei dos Assírius de nome Assurbanípal, mandou construir uma enorme biblioteca na cidade de nínive. Eram tábuas de argila com caracteres cuneiformes, que contem muita informação sobre os povos da Mesopotâmia, muitas dessas obras se referiam ao estudo dos Astros.

Os mapas de efemérides, também chamados de mapas celestes, datam da epoca deste Rei dos Assírios. As efemérides faziam previsões como cheias de rios, indicavam as melhores datas para fazer Plantações e outros fenómenos da natureza. Podiam prever conflitos entre homens, como guerras.

As primeiras previsões Astrológicas na babilónia podiam prever eventos com impacto na vida colectiva e tudo passava pelo Conhecimento do Rei que personificava o bem estar de todos no Reino.

Quando nessa epoca Roma abriu o conhecimento da Astrologia, indicando o periodo em que o Ocidente começou a receber este conhecimento. Foi a altura em que se aperfeiçoou as regras de interpretação de um Mapa individual e o Ascendente foi incluido, que segundo as datas apontam o ano de 80 antes de cristo e foram os Gregos que consideravam importante incluir o signo que surgia no horizonte no momento do nascimento da pessoa, o Ascendente. foi também introduzida a divisão das casas astrológicas em 12 casas. O Céu foi dividido em doze partes e o inicio era o Ascendente, que corresponde ao signo de Carneiro. A influência dos Planetas foram estabelecidos por meio da observação e impacto que tinha nas pessoas, e na época apenas 7 astros móveis eram conhecidos.

A astrologia egípcia, também foi buscar o seu saber ao conhecimento dos Sumérios, que não varia muito da Astrologia Suméria. na astrologia Egípcia o símbolo de Escorpião é simbolizado por uma águia e essa é a principal diferença.

As duas linhas de pensamento Egípcia e Suméria se deu, quando Alexandre o grande conquistou o Egíto. O filósofo Aristóteles teve uma grande importância na fusão desses ensinamentos, porque o faraó do Egipto teve em conta esses ensinamentos.

Com a morte de Alexandre o grande morreu, os seus Generais dividiram os territórios conquistados.
Ptolomeu ficou com o Egipto e se instalou em Alexandria, a Biblioteca de Alexandria é muito conhecida, bem com a astrónoma Hipátia, que viveu naquela epoca, a Biblioteca de Alexandria foi queimada onde muita informação se perdeu, sendo Hipátia condenada á morte por apedrejamento, por ser mulher e cientista, uma forma que o mundo cristão e os seus papas arranjaram para silenciar o grande conhecimento dos Astros.

No entanto, o Império Romano em expansão atingiu o ponto máximo onde grande politicos como Tibério, Augusto e outros politicos na sociedade democrática daquela época remota, abordavam o conhecimento Grego e consultavam a Astrologia e a formação dos Mapas astrológicos para diversos finalidades, tais como:

Ver o mapa Astrológicos dos seus inimigos. O imperador Augusto mandou cunhar moedas com o seu signo.

Em todas as rivalidades, no mundo intelectual daquele tempo, os intelectuais declararam guerra contra a Astrologia.

Com o declínio do Império Romano, as culturas do oriente e da Grécia e foi nesses tempos remotos que a Astrologia começou a virar superstição e como consta dos dados históricos e das diversas culturas que passaram pela terra a Igreja apoiou esta guerra contra a Astrologia, por ser demasiado perigoso o povo ter bem á sua frente o conhecimento que o livra do controle que a Igreja tem mantido ao longo das eras ao povo para o manter na ignorância e assim o poder manipular á vontade.

Então no ano de 1666 o primeiro Ministro da França decretou que o ensino da Astrologia não seria mais praticado nas Academias Francesas. Antes do ano de 1666, não existia diferença entre Astrologia e Astronomia. Ou seja foi criada a divisão entre Astronomia, ciência e Astrologia, considerada como não ciência, o que nos dias de hoje não faz qualquer sentido essa divisão, ainda que se discuta muito esse pormenor numa repetição desses ciclos, onde é muito conveniente não sabermos, ou termos acesso ao verdadeiro conhecimento, que nos permite evoluir nos dias de hoje, com maior serenidade e confiança desbloqueando medos e traumas, que estão escritos no Mapa individual, por exemplo.

Existiam várias referências Astrológicas antes dessa data que existiam no evangelho de São Lucas e no livro do Apocalipse que passaram a ser ignoradas pela Igreja. Evangelho de Lucas os três Reis Magos eram chamados de Astrólogos

A idade média, também designada como a idade das trevas foi Isidoro de Sevilha, um Acerbipo Espanhol  a querer separar  a Astrologia da Astronomia, mas foi no Século XVI, com a substituição do Sistema Ptolomeu pelo Sistema Copérnico.

Com a separação entre a Astrologia e Astronomia, foram os árabes do califado de Bagdad, que era a capital da Astronomia no Século X, os árabes também utilizavam e continuaram a utilizar a Astrologia para fazer previsóes a que chamavam a essas previsões de maktub, que em árabe significa que o que está escrito, tinha que acontecer, a que deu origem e influenciou a Astrologia mediterrânea.

Existiu um grande Astrónomo árabe Albumazer, que escreveu um livro de introdução á Astronomia, no inicio da idade Média. Que foi introduzido, nas Universidades Espanholas  e italianas.

Os defensores da Astrologia na idade média estavam espalhados por vários países da Europa, e tinham como Missão serem a Luz do conhecimento numa epoca que ficou conhecida como a idade das trevas,tais como:

Santo Alberto magno que defendia que a Astrologia era uma ciência legítima e não aceitava a ideia formatada ou quem defendia que a Astrologia era uma "arte de adivinhação"., rotulo que a Astrologia ganhou durante o declínio do império Romano.

Santo Alberto absorveu os ensinamentos de Aristóteles e deu importância da ciência e filosofia com a filosofia.

Segundo dados Históricos o astrólogo Michael Scott foi morto no ano de 1235 que escreveu o livro. "Liber Introductorium" , numa introdução á Astrologia.

E Tomás de Aquino, que aproximou os conceitos cristãos na Astrologia, também foi morto.

A Universidade de Bolonha no ano de 1125, incluiu a cadeira de Astrologia

Na Universidade de Bolonha estudaram Dante e Petrarca, Dante ficou muito conhecido pela divina comédia, e expôs publicamente alguns astrologos que incluíam nos seus estudo Astrológicos a necromancia, dizem os registos dessa epoca, dai o nome de divina comédia.

Outros astrologos foram mortos pela igreja tal como a Hipátia, pela igreja por defenderem ideias consideradas hereges, como por exemplo do professor de Astrologia Cecco d`Ascoli, que leccionava na Universidade de Bolonha , que foi morto na fogueira no ano de 1327.

Hipátia ou Hipácia , nasceu em Alexandria entre os anos  351/370 , faleceu no dia 8 de Março de 415, foi uma filosofa neoplatónica Grega do Egipto Romano. Foi a primeira mulher documentada como tendo sido Matemática. Como chefe da escola platónica em  Alexandria. Também leccionou filosofia e astronomia.
 Pertencia à tradição matemática da Academia de Atenas,  frequentou a escola intelectual do pensador Plotino, que a incentivou a estudar Lógica e Matemática, no lugar de se dedicar à investigação empírica, e a estudar Direito, em vez de ciências da natureza.
De acordo com a única fonte contemporânea, Hipátia foi assassinada por uma multidão de cristãos depois de ser acusada de exacerbar um conflito entre duas figuras proeminentes em Alexandria: o governador  Orestes e o bispo de Alexandria,  Cirilo de Alexandria.

Passando á fase seguinte na Renascença, aparecem nos registo histórico a difusão da Astrologia com a aprovação do papado na epoca.
 Galileu, Newton, Kepler, Tycho Brahe, que era médico e Astrólogo ,Nostradamus e Paracelso, constam dos registo de grandes estudiosos da astrologia que se destacaram de diversas maneiras.

Também Copérnico se destacou pelo seu trabalho sobre Heliocentrismo.

Tycho Brahe, que também era médico, usava o Mapa Astrológico dos doentes para ajudar na cura marcando operações, para determinados momentos, com base na observação dos astros, tendo a lua grande influência nas datas das operações cirúrgicas e o sucesso na cura.

Entre os anos 1930 e 1939, foram descobertos novos Planetas, no entanto houve separação entre Astrologia Tradicional e Astrologia Moderna, os Astrólogos tradicionais e os Astrólogos Modernos entraram em conflito devido ás grandes diferenças de analisar os Céus, a tecnologia permitia fazer cálculos completos por meio de um computador, o que expandiu o lado sombra e o lado Luz deste milenar conhecimento, no tempo onde as ciências como a Matemática, a física  e a numerologia se uniam para dar ao homem respostas e orientação.

A tecnologia se expandiu na forma comercializada de fazer Astrologia, com o aparecimento de jornais, revistas, e toda a sorte de adivinhação, que nada tem a ver com  as interpretações astrológicas, muito menos com a exactidão de respostas, com a dualidade, confusão criada por meio de esquemas mais ou menos confusos, que nada têm a ver com o propósito original, que o Plano divino pôs á disposição dos Humanos, para despertar as consciências humanas. A astrologia é como uma amiga dizia. A Escrita do Céu, lembrando a minha querida amiga, professora Maria Flavia de Monsaraz, recentemente falecida, que tanto me ensinou.

A igreja, e também as sociedades secretas, sempre até aos tempos actuais têm manipulado as consciências, têm por meio dos Média denegrido, desacreditado esta arte milinar, onde alguns Astrólogos têm mantido a chama acesa da verdadeira informação, da verdadeira conexão ao divino, não para confundir, mas para divulgar, esclarecer, onde muitas vezes repetindo a História, de uma forma diferente, pois já não são queimados na fogueira, mas desconectados a determinadas sociedades por respeitarem o verdadeiro saber tradicional, onde Urano quando se liga ás redes, respeita vê, toma consciencia de que o verdadeiro saber vem da inspiração e conexão ao divino, e não aos conflitos de Urano no céu que simbolizam, esses mesmos conflito de interesses.

Como Urano é o Planeta Regente da Astrologia, não respeitar esta simbologia básica e elementar, pondo os interesses financeiros como ponto fundamental para expandirem consciências, representa apenas o ponto de retorno de Karma antigo por repetição da História. A parte das consultas é básica, fundamental também a valorização do trabalho de interpretação, mas o que acontece é um grande desiquilibrio entre valores.

Onde no momento em que vivemos o trigo do joio vai sendo separado, neste jogo Universal que vamos vivendo.

Desde o tempo dos relatos de historiadores, nas planícies da Mesopotâmia, onde os homens conviviam com aqueles que consideravam "seus criadores", onde também existem alguns relatos de manipulações genéticas na espécie Humana, no ADN humano, temos que reconhecer que o que se tem visto neste jogo Universal tem muito pouco de humanidade, sempre que por controle, domínio ou poder, se escondem verdades Universais em nome da religião formatada pelos Homens, onde o verdadeiro conhecimento fica hermeticamente vedado á maioria das pessoas, onde as elites sabem, conhecem como a mecânica Celeste funciona e a usam de forma a poder ter o controle sobre os outros.

A Astrologia é sim uma enorme forma de poder, que seres que passaram pelo Mundo ensinaram, conhece a Verdade e a verdade te libertará. Então temos a libertação do medo, ainda que não seja do modo como imaginamos, mas no seu tempo, porque ainda vivemos realidades paralelas entre o presente e o que já passou, desgravando de uma forma progressiva essa grande desinformação de que fomos levados a acreditar

Entre a Luz e a Sombra, entre o conhecimento e a desinformação, a verdade que cada ser individual transporta são as memórias, de realidades paralelas, de medos, bloqueios, traumas, manipulação da mente pela religião, que se pode visualizar num Mapa Natal, e o meio de resolver, muitas vezes em períodos mais ou menos dificeis, quando neste jogo Universal de atrair experiências repetidas a fim de as integrarmos, resolvendo pela compreensão, aceitação de que somos mais do que marionetas de um sistema que está a caminho da extinção, devido ao grande alinhamento Planetário prometido pelo plano Divino, com eclipses da Série de saros, ou seja que se têm vindo a repetir, complementando o ingresso de Jupiter, e a Grande Conjunção Saturno, que se vai repetindo ao longo de 2020 onde os grandes esquemas financeiros vão sendo progressivamente desmontados. No nível individual, as forças das mudanças são inúmeras e variadas, e um grande desafio que temos pela frente.

A grande corrida em modo acelarado ao resgate da Alma Humana começou, não é para competir, ou achamos que somos melhores porque temos conhecimento, é mesmo para vivermos e nos conectarmos com a alma, com o EU Sou divino que há em Nós, quando as coisas, seja na escrita, na música, na arte é feito com Alma, o trigo será sempre separado do Joio pelo nível de consciência, porque sabedoria e consciência quando se unem a favor do propósito divino a grande beleza da criação acontece e é assim que se irá formatar a nova sociedade, que matematicamente acontecerá no tempo e momento certo, onde teremos lá para o fim do ano. 2020, os dois Sociais a ingressarem em Aquário

Entre a Sombra e a Luz , será certa a Vitória da Luz e do conhecimento. È só preciso sabermos distinguir o trigo do Joio.



Neste artigo usei como fonte de pesquisa a Wilkipédia, onde de uma forma sintetizada, resumi um pouco da História da Astrologia.

Rui Santos






















1 comentário: